segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

um balanço - ou o estado da pesca


Só em Março deste ano é que comecei com esta dedicação, desde então tenho aprendido muito e pescado pouco.
Na NET - pensei que os fóruns fossem locais de camaradagem em que se partilhavam saberes e conquistas, ando pelas corridas de estrada e pelo poker e nunca assisti ao CINISMO,  à HIPOCRISIA e à FALTA DE ESCRÚPULOS que certos senhores deste mundo praticam. Vou agora contar o que se passou comigo na passada 6ª Feira dia 10-12-2010:
- Estava eu a fazer a minha ronda pelos blogs e deparo-me com um post de uma das referencias da pesca spinning em Portugal, que eu já tinha reparado estar ausente do fórum que eu frequentava (www.pescacomamostras.com), li os já numerosos comentários e reparo que alguns dos comentadores (assinados) tinham sido excluídos do tal fórum, que eu próprio verifiquei ser verdade, resolvi então comentar eu também dizendo algo como:
“Parabéns pelo texto José Pedro!
Eu ainda vou aprendendo e lendo nesses fóruns, a hipocrisia sente-se é um facto, e fico "curioso" com o desaparecimento de pessoas que iam dinamizando a coisa.
Um dos casos que mais me chocou foi um membro que colocou uma foto com um peixe morto de uma determinada espécie de água doce e passado 1 dia esse utilizador já não existia...
Gostaria aqui de salientar o blog de uma pessoa que também desapareceu desse forum e tem feito um trabalho notável no seu blog - Fernando Rodrigues - pescaaoengano.”
Passado muito pouco tempo (ainda durante a manhã desse dia) deixei de ter acesso ao tal espaço, fui logo verificar o meu mail para perceber o que tinha acontecido, não tinha lá qualquer mensagem, enviei mensagem ao administrador para apoio técnico – pois não consegui entrar – e até hoje não tenho qualquer resposta ou justificação.
Realmente, e colocando-me no lugar dos cobardes, é difícil dar uma explicação para algo inexplicável, mas parece que é assim… eu como novato, que pouco contribuí, por isso de pouco me importa se os meus posts e o meu nome e foto por lá andam, chocante é aproveitarem-se dos conteúdos valiosos de alguns e excluírem-nos sem razão e sem explicação, se não tivesse acontecido comigo eu não acreditava e pensaria que se tinha passado algo mais, com mensagens privadas ou algo do género.
CINISMO,   HIPOCRISIA e FALTA DE ESCRÚPULOS – No mesmo local onde se excomunga um membro por fazer pesca de morte ao achigã (algo legal, por sinal) trocam-se receitas para cozinhar robalo, cavala, anchova. Não entendo o porquê da diferença de tratamento entre as espécies, que fique claro que eu não defendo nem uma nem outra. E quando alguém pesca um troféu com "equipamento barato", os comentários a esse equipamento são ignorados (mas isso no golf e no ténis é prática corrente) só os topos de gama de marca é que "trabalham sozinhos". E para finalizar, a atitude de excluir membros sem qualquer explicação...

PS. Será que as T-shirts são boas para limpar as mãos?

9 comentários:

  1. Amigo Nuno Cabeça, não se irrite com o sucedido!
    Dou-lhe os parabéns por ter tornado a situação mais clara no seu blogue e aqui no meu.
    Estas situações feitas pela calada passam despercebidas à maior parte dos utilizadores e assim pelo menos podem ter o alerta para o que se passa.

    Quanto ao afastamento do dito fórum, não lamente. Apesar da muita informação sobre pesca com artificiais lá reunida e de ainda lá andar muita gente honesta, acredite que só ficou a ganhar!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Faz muito bem denunciar e alertar toda a situação.

    Marco Santos

    ResponderEliminar
  3. Blog adicionado aos meu links amigos, quanto ao resto nem comento...

    ResponderEliminar
  4. Passei por uma situação semelhante sendo que nem sequer cheguei a ter tempo de escrever uma única mensagem. Até uma foto de corpo inteiro me pediram!
    Não fiques com a ideia de que todos os fóruns são assim. Ainda tens alguns oasis por ai.
    Adicionei o teu blogue a minha lista.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Boa Noite Nuno,
    Gostei do Blog e falaremos mais "acaloradamente" numa próxima viagem onde nos encontraremos. Também sou um "louco" da pesca...mais "mar" e adoro as "amostras" nas suas diversas vertentes. Faço séries de 1000 com as varas a pescar em surfcasting!!!!
    Grande Abraço! Atenção aos Robalos de 15Kg na Praia das Bicas a partir de 20 de Dezembro!!!!

    ResponderEliminar
  6. Olá Nuno Paulino,

    Hoje em dia deveria ser considerado uma honra em o ter inscrito em qualquer fórum de pesca em Portugal.
    Infelizmente nem todos pensam assim.
    Comecei hoje a seguir o seu blog, que só ainda não o tinha feito por desleixo.
    Sou suspeito, mas é mesmo como diz - "Ainda há uns Oásis por aí.

    ResponderEliminar
  7. Olá Nuno Cabeça,

    Como eu o compreendo. Também eu fui excomungado dessa casa, pela qual muito lutei.
    Quanto à divulgação de materiais mais em conta, senti bem na pele o que é ser ignorado por amar uma cana e por a aconselhar a um grande numero de principiantes. Felizmente uma parte deles a comprou e constatou o que se pode fazer com um orçamento mais reduzido.
    No que diz respeito a equipamentos, sou independente e falo daquilo que gosto. Aquilo que não gosto, simplesmente evito falar ou pelo menos não falo mal.

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Boa Noite Nuno, antes de te dizer alguma coisa, quero realçar a coragem que tives-te.
    A realidade está bem explícita no que escreves. A net podia numa área de lazêr sêr e valêr muito mais. Mas os foruns, e blogs estão atolados de pessoal com interesses por detrás da máscara que usam. Até pode sêr legítimo que pensem assim, mas não o é a forma como actuam.
    O tempo acaba por repôr a normalidade, a prova disso está no crescimento bombático dos blogs. Alguns já têm mais visitantes diários do que os foruns. Não deve sêr por acaso.
    Como em quase tudo na nossa sociedade o podêr está mal entregue. Na pesca não é diferente.
    Se gostas de pescar, segue em frente, procura a tua paz, e constroi o teu caminho. Há mais marés do que marinheiros. Blog adicionado. Filipepc/ ospescas. Fica bem.

    ResponderEliminar
  9. Nuno eu sou um dos muitos que tambem foi posto de parte de um forum que em tempos foi uma referência nacional!
    Agora certos e determinados apropriaram-se de um projecto que muitos contruiram e agora esses tais tiram proveito do que foi contruido por outros e ainda se gabam de terem feito algo que não fizeram.
    Era bom eu fazer um carrinho de rolamentos e meter o simbolo da "FERRARI" e de seguida vende-lo por 200mil € não era?
    Parabens pela atitude nuno que já a muito devia ter sido tomada , tiveste a coregem de expor agora vamos ver!
    Um abraço
    Tasko

    ResponderEliminar